terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Cútis, pele ou tez!

      Seja pele, cútis ou tez, seja negra, parda ou branca, seja mista, seca, oleosa ou normal, enfim, não importa a cor nem epiderme, o importante é saber os cuidados mais básicos para o nosso tipo de pele. A pele é um órgão integrante do sistema tegumentar que protege os tecidos subjacentes, por esse e outros motivos é sempre manter a limpeza de pele em dia, ir mensalmente ao dermatologista, cuidar e o mais importante, usar bloqueador solar diariamente.
          Hoje as peles são classificas entre 16 tipos de pele, por isso é sempre bom ficar atenta para descobrir o biótipo da sua pele. Essa classifcação divide as peles em seca, oleosa e mista. Para facilitar, irei classificar quatro parâmetros para descrever com maior precisão seu tipo de pele:
    • Seca 
 A pele oleosa aparece brilhante, e as pessoas com esse tipo de pele devem preferir produtos em gel, loção “oil free” não oleosa ou produtos em pó. Essas pessoas não toleram produtos em creme, pois pioram a oleosidade. A pele seca apresenta-se opaca e descamativa. As pessoas de pele seca apreciam produtos em creme. Muitos acreditam que esse parâmetro seja afetado apenas pela produção de óleo, mas a condição da barreira da sua pele também desempenha um papel importante.
 • Sensível
A pele sensível fica facilmente vermelha e irritada, mesmo com o uso de produtos “suaves”. Essa pele também pode ter tendência a desenvolver acne, rosácea e dermatites. Já a pele resistente tem uma barreira da pele resistente e geralmente necessita de produtos com ácidos fortes ou com alta concentração de ativos para ocorrer penetração na pele e obtenção do resultado desejado.
  • Pigmentada
Algumas pessoas pensam que as pessoas com a pele pigmentada são aquelas que têm a pele escura ou negra. Isso não corresponde a verdade na classificação da Dra. Baumann. Todos que têm manchas escuras, como melasma, manchas de sol, sardas,… são considerados tipos pigmentados.
 • Enrugada
Esse parâmetro é o melhor indicador de como sua pele envelhecerá, baseia-se tanto nas características genéticas, como no estilo de vida. Você não pode mudar seus genes, mas sua rotina de vida pode incorporar hábitos saudáveis que ajudem na prevenção do envelhecimento precoce. Os fatores que contribuem para o envelhecimento da pele são: exposição solar (o principal), tabagismo, má alimentação, dentre outros.

Preço:  R$75,95

     Como eu sou alérgica a maioria dos produtos/tratamentos de pele, vou antes à dermatologista para saber o posso ou não usar na minha pele. Tenho a pele mista e muito, muito mesmo sensível... Uso todos os dias o protetor solar “Sun Max Sensitive- FPS 30”, ele é recomendado para peles extremamente sensíveis e ele proporciona uma proteção muito alta contra as queimaduras solares, além de hidratar, ele previne futuras alergias. Uso também algumas pomadas para hidratar a pele e para aliviar a queimação quando aparece alguma alergia, tomo antialérgicos e evito me expor ao sol com excesso.

Alguns produtos que tonificam, controlam a oleosidade, esfoliam e limpa a pele é a linha "Young" Da Nívea, o preço de cada produto eu não sei exatamente, mas bocas me dizem que a linha é ótima pra adolescentes.


Outro produto com preço bem acessível, é a linha de cuidado da Capricho d'o Boticário, cada produto custa em média de R$ 22,40... A linha dá um feito a pele aveludado, macia, sem efeito oleoso e sem imperfeições.

Para mais informações sobre seu tipo de pele e qual cuidado você deve tomar com ela, procure a dermatologista mais próxima e/ou responda um questionário com 10 perguntas e descubra seu tipo de pele. TESTE.

Para se inspirar:


Luiza Drumond

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala!